A época festiva é uma época de excitação e alegria. No entanto, para quem tem de se ausentar da sua habitação, pode ser um tempo de ansiedade proteger a sua casas de furtos e acidentes.

Para que o Natal seja uma época de festa e sem preocupações, temos quatro dicas para que possa aproveitar a época natalícia com paz de espírito e com a certeza de que a sua casa está segura.

1 – Instale um sistema de videovigilância que seja monitorizado durante a sua ausência

Uma das melhores formas de proteger a sua casa é com um sistema de videovigilância. Muitas casas já têm câmaras de segurança instaladas tanto no interior como no exterior, e o ideal é que sejam monitorizadas por profissionais que possam vigiar a sua propriedade e contactar as autoridades no caso de uma intrusão ou outro problema.

Se não tem um sistema de câmaras de segurança, considere o investimento num produto completo que permita acompanhar toda a atividade durante o tempo em que estiver ausente. Na maioria das soluções atuais podem até usar o telemóvel para visualizar o feed das câmaras e ser alertado se algo suspeito acontecer.

As câmaras de segurança são um meio de defesa doméstica que podem ser utilizadas para dissuasão e também como um meio de alertar e identificar intrusos ou responsáveis por actos vandalismo. Os sistemas de segurança doméstica mais completos já incluem soluções integradas de videovigilância com analítica que funcionam em conjunto com alarmes e sensores de vários tipos.

Na altura de tomar decisões, recomendamos a utilização de uma câmara de segurança com aplicativo móvel para que possa ver as filmagens em tempo real e armazená-las caso precise delas para reportar algo à polícia. 

Vejam as características que consideramos obrigatórias:

  • Deteção de movimento
  • Visão noturna
  • Capacidade Wi-Fi
  • Áudio de dois sentidos
  • Armazenamento em nuvem

2 – Use um sistema de alarme completo

Outra forma de proteger a sua casa enquanto está fora é ter instalado um sistema de alarme completo. Estes devem, idealmente, incluir sensores de intrusão em todas as janelas e portas, assim como de inundação e fumo/fogo.

Se alguém tentar invadir a sua casa ou houver um acidente, o alarme irá cumprir a função de alertar com o disparo da sirene e, se for um serviço integrado, contactar as autoridades. Certifique-se de que escolhe uma empresa de alarme que ofereça monitorização 24/7, com intervenção, para que possa ter a certeza de que a casa está sempre segura.

3 – Escolha fechaduras de qualidade

Mesmo que estejam a utilizar um sistema de câmaras de segurança e/ou um alarme, certifique-se de que têm fechaduras de qualidade em todas as portas e janelas. As fechaduras baratas podem ser facilmente violadas, por isso é importante investir em algo que mantenha efetivamente a sua casa segura. Escolha uma fechadura de boa qualidade para a porta da frente, e certifique-se de que todas as janelas têm fechos robustos.

Não deixe um ladrão entrar pela porta da frente. (34% deles fazem-no!). Se estiver a mudar para uma residência a que outra pessoa já chamou casa, mude as fechaduras das portas. Assim, não corre o risco de haver estranhos com uma chave da sua casa.

4 – Faça a casa parecer habitada

Uma forma de proteger a sua casa, é fazer com que pareça habitada, mesmo quando não se encontra ninguém no interior. Hoje em dia é fácil adquirir e configurar tomadas inteligentes que vão permitir criar cenários com horas específicas em que determinadas luzes ou eletrodomésticos se ligam e desligam.

Conclusão

Embora seja impossível proteger completamente uma casa contra ladrões, como exemplificamos, há uma série de coisas que pode fazer para dificultar a sua entrada. As câmaras de segurança e alarmes de intrusão são duas das formas mais fáceis de manter o seu lar protegido. A simples presença das câmaras é muitas vezes suficiente para ajudar a dissuadir os assaltantes.

Se procura soluções de segurança que permitam ter paz de espírito nesta altura tão especial não deixe de visitar o nosso website, para encontrar as melhores soluções para uma casa mais segura.